A Secretaria de Trânsito e Transportes informa que a partir da próxima segunda-feira, 7/7, terão início as interdições de vias no entorno do Viaduto Abreu Sodré, na região central de São José do Rio Preto, para realização de análises do solo e estudos da empresa Rumo.
Os trabalhos incluem sondagens, poços de inspeção, coletas de amostras, ensaios e levantamentos com radar de penetração no solo (GPR), necessários para as obras de melhoria da malha ferroviária na cidade.
A fase 1 dos serviços terá início na próxima segunda-feira, 7/7, e segue até o dia 25/7, contemplando as quadras da Av. Alberto Andaló entre as ruas Prudente de Moraes e Pedro Amaral.
Para garantir maior fluidez no trânsito durante este período, a Rua Maria Rosa Munia, que atualmente é mão dupla, será liberada como mão única, sentido Rua Pedro Amaral, permitindo que os motoristas façam o desvio a partir da Rua Prudente de Moraes com mais segurança e agilidade.
A fase 2, que compreende o trecho entre a ferrovia e a Rua Prudente de Moraes, terá início previsto para o dia 28 de julho, com conclusão até o dia 27 de agosto. Nesta etapa, poderá haver impactos no Terminal Rodoviário. Rotas alternativas serão divulgadas com antecedência aos motoristas.
Fases posteriores estão em planejamento e devem causar apenas restrições de meia pista, com previsão de conclusão até o início de setembro.
A Secretaria orienta que os motoristas busquem rotas alternativas e redobrem a atenção à sinalização de interdição instalada no entorno do viaduto, contribuindo para a segurança de todos e o bom andamento das obras.
As interdições fazem parte do início das obras de ampliação do Viaduto Abreu Sodré. O projeto está em fase inicial e, por isso, neste momento estão sendo realizadas investigações geotécnicas que servirão como base técnica para o desenvolvimento do projeto executivo. Como a obra é de porte grande, a previsão de execução é para os próximos anos.
A ampliação integra o Programa de Soluções Integradas da Rumo Logística, que visa diminuir os impactos causados pela linha ferroviária que corta a cidade, melhorando o tráfego de veículos e pessoas na região central. O projeto prevê o aumento da largura do viaduto, com a construção de duas novas estruturas laterais ao viaduto existente, permitindo maior fluxo de veículos e beneficiando a mobilidade urbana.
As análises do solo são essenciais para verificar a capacidade de suporte das novas estruturas, garantindo segurança e qualidade na execução da obra que, junto a outras intervenções previstas, trará mais fluidez e organização ao trânsito no centro de São José do Rio Preto.