Andradina, SP – Em um tributo à força e à importância da mulher no setor agrícola, a cidade de Andradina foi palco do evento "Elas no Agro", realizado na última quinta-feira, 7 de março, no auditório da Expoan. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Andradina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, com o apoio da Fundação ITESP e do Sindicato Rural de Andradina, reuniu mulheres do campo para celebrar o Dia Internacional da Mulher com palestras, café da manhã e sorteio de brindes doados por empresas locais.
O evento ressaltou o crescente reconhecimento da mulher no agronegócio, impulsionado pela gestão do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. Representando o Secretário no evento, o Coordenador Regional do ITESP, Cleisson Oliveira, enfatizou o compromisso da Secretaria com a causa, destacando as melhorias contínuas que a pasta tem experimentado sob a liderança de Piai.
"Guilherme Piai vem fazendo um grande trabalho na Secretaria de Agricultura, e uma das revolucionando a agricultura no estado é valorizando a mulher do campo", declarou Oliveira durante a abertura do evento. "Então, vocês tenham na Secretaria de Agricultura do estado, tenham no ITESP as portas abertas".
A iniciativa "Elas no Agro" sublinha a importância de reconhecer e agradecer o trabalho multifacetado da mulher no campo, presente em todas as áreas da agricultura, desde a gestão da propriedade até a pesquisa e a comercialização. A participação ativa e o talento feminino têm impulsionado a inovação, a sustentabilidade e a eficiência no setor, consolidando a mulher como um pilar fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
O evento em Andradina demonstra o compromisso do Secretário Guilherme Piai e do governo do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas em fortalecer o papel da mulher no agronegócio, abrindo portas e criando oportunidades para que elas possam prosperar e continuar a impulsionar o desenvolvimento do setor. A celebração do Dia Internacional da Mulher, através de iniciativas como "Elas no Agro", é uma oportunidade valiosa de reconhecer a força, a resiliência e a contribuição essencial das mulheres que dedicam suas vidas ao trabalho no campo.