Segunda, 28 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Santa Fé do Sul, SP

Geral Ponto de Vista

“PURITANOS” X “PECADORES”

“Os fanáticos lutam para impor a todos os caminhos pelos quais eles adoram se censurar e reprimir.

16/04/2025 às 15h11
Por: Suzana Santos Fonte: Dr. Gilberto
Compartilhe:
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Contardo Calligaris, articulista da Folha de São, em 2.020 já analisava não especificamente sobre o tema, mas mostrava a “luta” já travada naquele ano:

“Os fanáticos lutam para impor a todos os caminhos pelos quais eles adoram se censurar e reprimir. Devem ter a estimulante impressão de estar trabalhando para realizar na marra a Cidade de Deus (ou o terceiro império dos homens puros).”

Depois continua o articulista: “Os cultos e céticos lutam para que cada um possa tocar a vida e gozar do jeito que lhe parece certo, sem ser julgado (apenas nos limites do Código Penal). É menos estimulante do que agitar os estandartes de Deus, família e tradição —sobretudo para o aplauso de quem nunca parou para pensar o que eles podem significar.”

Hoje essa aparente “luta” continuou, já que os “puritanos” tentam impor seu “pensamento” e seu “comportamento” aos outros e, nós comuns dos mortais, vivendo a vida como ele é, respeitando a dignidade alheia de cada um.

            Quando estudamos Karl Marx aprendemos e procuramos entender a sociedade como “luta de classe”, mas a luta travada assim da turma “celestial” contra os “da terra”, nenhum filósofo pensaria. Talvez tenhamos chegado ao fundo do poço intelectualmente?

            Mas, no Brasil de hoje essa “luta”, para ser mais preciso, entre os “puritanos-bolsonaristas” e os “pecadores-lulistas” remonta ao que Calegari indagou no artigo acima citado: será que os laicos, agnósticos e cultos serão sempre vencidos por uma minoria de fanáticos incultos? Acrescento eu, formados hoje pela Faculdade do “WhatSapp” e especializados em “fake news”?

            Não sei responder às perguntas, mas posso afirmar que temos que ter a preocupação em formar nossos jovens para batalhar contra o fascismo, antes que eles se tornem um deles. Aí sim vamos ver o inferno descer na Terra e não a Cidade de Deus (ou o terceiro império dos homens puros).

            Assim, semana de Páscoa e “Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade”. (I Coríntios 5:8), já que “Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado por nós” (I Coríntios 5.7), porque somos todos pecadores!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ponto de Vista com Dr. Gilberto
Ponto de Vista com Dr. Gilberto
Sobre GILBERTO ANTONIO LUIZ, 63 é advogado, possui graduação em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes - SP (1984). Especialista em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba - SP (2000). Mestre em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela UNIARA - Universidade de Araraquara-SP, com a dissertação: Avaliação ambiental do Parque Ecoturístico da Areia Branca: subsídios para a conservação ambiental local. É procurador jurídico (aposentado) da PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS, Professor titular do Centro Universitário (UNIFUNEC) de Santa Fé do Sul. Advogado - ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA Dr. GILBERTO ANTONIO LUIZ. Foi presidente 115ª Subsecção de Santa Fé do Sul - SP - ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, em dois mandatos. Foi secretário da Diretoria da 115ª Subseção de Santa Fé do Sul - SP. É autor de livros jurídicos e tem publicado artigos em periódicos jurídicos especializados. Palestrante pelo Departamento de Cultura da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Tem Experiência na área de Direito Penal, com ênfase no Tribunal do Júri.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias