Quarta, 09 de Julho de 2025
27°

Tempo limpo

Santa Fé do Sul, SP

Saúde Colápso na Saúde

Colapso na saúde por doenças respiratórias ameaça todo o estado: Aparecida do Taboado reforça alerta e convoca população para vacinação urgente

A campanha de vacinação agora é para toda a população acima de 6 meses

29/05/2025 às 10h48
Por: Suzana Santos Fonte: DICOM/Apda do Taboado-MS
Compartilhe:
DICOM/Divulgação/Apda do Taboado-MS
DICOM/Divulgação/Apda do Taboado-MS
Com hospitais lotados, falta de leitos e mortes registradas em várias cidades de Mato Grosso do Sul, a crise respiratória já é considerada uma das mais graves dos últimos anos. Diante do colapso, a Prefeitura de Aparecida do Taboado reforça a importância da vacinação, medida essencial para conter a escalada de internações e salvar vidas.

A situação está se tornando cada vez mais crítica no município. Somente no mês de abril de 2025, cerca de 6 mil pessoas passaram pelo pronto-socorro da FESAT, a maioria apresentando síndromes respiratórias. O cenário não está dos melhores, especialmente entre os grupos mais vulneráveis: crianças e idosos. Para exemplificar a situação do momento, "ontem, dia 27 de maio, todos os leitos pediátricos estavam ocupados, não havia sequer uma vaga disponível", disse o Diretor da FESAT Robson Souto.

A situação em todo o estado está crítica também. Em Campo Grande, todos os leitos estão ocupados, com mais de 200 pacientes na fila por internação. A gravidade levou o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) a recomendar, em caráter emergencial, a transferência de crianças com doenças respiratórias para hospitais em outros estados.

Outras cidades também vivem momentos dramáticos. Em Corumbá, já são 18 mortes confirmadas por complicações respiratórias, em 5 dias faleceram 6 pessoas. Em Três Lagoas, o crescimento de casos graves fez a prefeitura intensificar a campanha de vacinação. Em Dourados, unidades de terapia intensiva (UTI) precisaram ser reservadas exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios. Várias outras cidades enfrentam superlotação em postos e prontos-socorros.

Aparecida do Taboado não é exceção ao cenário e reforça o chamado à população: vacinar-se é a principal arma contra essa crise de saúde pública. A imunização pode evitar casos graves e impedir o agravamento do surto.

As doses estão disponíveis gratuitamente nas Unidades de Saúde da Família (ESFs) Central, São Jerônimo, Jardim do Lago, Vila Pereira, Vila Barbosa, Jardim das Flores, Ranchos e Rural.

Um gesto simples que salva vidas - Diante do avanço das doenças respiratórias, a vacinação é mais do que uma proteção individual, é um ato de responsabilidade coletiva. A prefeitura através da secretaria de Saúde reforça, não espere os sintomas aparecerem ou a crise bater à porta. Procure a unidade de saúde mais próxima e vacine-se.
Texto:Diretoria de Comunicação de Aparecida do Taboado-MS
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aparecida do Taboado - MS
Aparecida do Taboado - MS
Sobre o município Aparecida do Taboado é um município encantador localizado no estado de Mato Grosso do Sul, na vibrante região Centro-Oeste do Brasil. Fundada em 28 de setembro de 1948, a cidade carrega uma história profunda e significativa: seu nome é uma homenagem ao fundador, Antônio Leandro de Menezes, que fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para a cura de um filho doente. Em cumprimento a essa promessa, ele doou o terreno que daria origem a esta cidade querida. Aparecida do Taboado se destaca não
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias